top of page

Influenciador ou Influenciado?

Jang Kim

Daniel 1.1-21

Pergunta: Você está vivendo como um influenciador ou como um influenciado?


Se você for um jovem que pretende entrar ou já está estudando numa escola universitária, encontrará um novo mundo no campo universitário. Um contexto demais hostil ao cristianismo. É bem sabido que o contexto universitário é predominante pelo ateísmo, pela ideologia comunista cultural, incentivo a homossexualismo, à bebida alcoólica, à uso de drogas e sexo. Estes fatores culturais universitários tão agradáveis aos olhos, à carne e a soberba da vida vão persegui-lo implacavelmente afim de engoli-lo! Infelizmente a pesquisa mostra que mais de 60% dos cristãos universitários são influenciados pela cultura universitária e se afastam da igreja.


Então como viver uma vida universitária sem ser influenciado pela sua cultura? A solução é viver uma vida de influenciador de Cristo! Isto é contra atacar! Ou você vive como um influenciador de Cristo ou é influenciado. Não há um meio termo. É uma pena que muitos universitários cristãos vivem como um cristão de guarda-roupa, e vivem escondidos sem revelar que são cristãos, achando que assim sobreviverão sem ser incomodados. Porém, muitos acabam sendo influenciados pela cultura universitária. Se você não viver como um cristão autentico, há um grande perigo de perder sua fé no campus universitário.


Na Bíblia, Deus nos apresenta um jovem de fé que lutou firmemente para viver como um influenciador de sua fé em vez de viver sendo influenciado pela cultura pagã. Nome dele é Daniel. Daniel e seus amigos foram deportados para Babilônia junto com o povo de Jerusalém após a destruição da cidade pelo rei Nabucodonosor. Daniel e seus amigos eram jovens intelectuais de família real e de nobres. Por isso, o rei da Babilônia queria usá-los dentro do seu palácio como seus assistentes.

Então, o rei tentou fazer uma culturalização babilônica na vida deles: ensino da língua e da cultura caldeia, mudou seu nome para um nome caldeu, e por fim tentou mudar a fé deles. Daniel aceitou todas as mudanças, mas fez questão de que sua fé no Senhor não seja influenciada. O v7 diz, “resolveu Daniel, firmemente não contaminar-se...” Embora a ração diária, finas iguarias e o vinho da mesa do rei eram muito valiosos, sabiam antes que tinham sido oferecidos ao deus babilônico Marduque, por isso, Daniel resolveu firmemente não se contaminar seu coração pela idolatria. Deus viu sua fé e abençoou ricamente seu servo Daniel. Deus lhe deu conhecimento e inteligência em toda cultura e sabedoria, e ainda poder de interpretar sonhos e visões (1.17). E ainda Deus lhe deu o privilégio de servir como um aconselhador do rei por quatro reinados (1.21).

Babilônia é uma nação que simboliza anti-Deus no ambos Antigo e Novo Testamento. Sua ostentação e riqueza ilustra bem o mundo de hoje, principalmente ao mundo universitário. Daniel e seus amigos facilmente teriam sido engolidos pela cultura babilônica, mas eles tomaram a decisão de não se contaminar pela cultura babilônica, mas viver com a fé autêntica como influenciador de Javé para o mundo babilônico.

Possivelmente, através da influência de Daniel e seus amigos, muitos conheceram a Deus Javé pois no final do livro afirma que ‘os que a muitos conduzirem à justiça resplandecerão como as estrelas eternamente (12.3)’ se referindo a eles. Você não quer viver uma vida de influenciador do evangelho de Cristo na sua escola universitária? Você não crê que Deus colocou você lá como missionário para evangelizar seus colegas? Você não quer resolver firmemente no seu coração a não se contaminar à cultura universitária, mas viver uma vida cristã autêntica? Por que você já não começa a orar a Deus pedindo Sua benção para poder viver como um cristão autêntico?

Se você quer viver como um influenciador de Cristo na sua escola universitária? Se precisar de ajuda pode nos enviar um e-mail, pois estamos dispostos em ajuda-lo.

Envie um e-mail para

ceu-universitario@hotmail.com e seja um influenciador de Cristo!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page