O começo de tudo - A criação, Gn 1.1-13
- CéU
- 19 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Nesse vídeo, o professor e pastor Jang Kim fala a respeito da criação de Deus e suas implicações na nossa vida.
No princípio criou Deus os céus e a terra. A importância de se entender este pequeno texto é vital para a compreensão de toda a escritura, pois a partir do momento que alguém aceita e crê nessa verdade pela fé, também será capaz de crer em toda bíblia e principalmente na redenção que há somente em Cristo!
Quando o texto afirma que no princípio Deus criou os céus e a terra, temos a partir daí a descrição da criação de toda a matéria, não só disso, como também a criação do tempo e espaço. Deus é espírito, não temos um entendimento completo de como isso é, mas temos o entendimento, graças a palavra de Deus, que Ele criou o tempo e o espaço e está acima dessas limitações e mantém o controle absoluto delas.
O texto se preocupa em utilizar duas palavras extremamente importantes, que precisamos nos ater com atenção à elas. A primeira palavra é ELOHIM. Ela pode ser traduzida por "Deus", mas não é um simples substantivo, ela denota uma parcela de quem Deus é. Ele é o Deus dos exércitos, o Deus da cura, o Deus da força, e nesse texto temos ela como o Deus da criação. Para a criação temos a palavra BARAH que pode ser traduzida como "criar", mas não é apenas um criar comum, mas sim, um criar que apenas Deus tem poder para fazer, pois para se utilizar desse termo hebraico é preciso fazer algo surgir do nada, é preciso dar vida à matéria, não é atoa que esse verbo só aparece quando Deus cria algo no Antigo Testamento.
Ao entender esse conceito extremamente importante, podemos ter o entendimento de como a palavra do Senhor é verdadeira e suficiente. Não precisamos de entendimentos humanistas para descrever a criação como fazem os darwinistas quando afirmam que tudo veio de um processo de evolução, sendo que o texto diz que tudo veio da criação de Deus.
Talvez seja difícil acreditar em algo tão inusitado como a criação de Deus, mas pela fé podemos compreender e entender o poder de Deus assim como diz em Hb 11.3. Acreditar na criação de Deus é uma atitude de fé!
A descrição da criação em Gênesis 1 e 2 demonstra um Deus organizado (separa água da terra Gn 1.6), um Deus poderoso que faz surgir nada de sua palavra (Gn 1.3), um Deus criativo (Gn 1.11-13) e um Deus cuidadoso e amoroso com o ser humano a tal ponto de criar um lugar e dar para o homem o direito de gerir a sua criação (Gn 1.28).
Aprendemos com a criação que Deus é poderoso, que sua palavra tem poder e que não só isso, como também, Ele nos ama profundamente e nos deu o dom da vida!
Comments